ISSN 1519-7670 - Ano 14 - nº 564 - 17/11/2009
  Verbo Solto
Início > Blogs > Verbo Solto + A | - A
   

Presidente do IPT contesta notícia: "Não há laudo liberando a pista"

Postado por Luiz Weis em 22/7/2007 às 3:26:33 PM
 
 

Acabo de receber do diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan, detalhado e-mail sobre a perícia na pista principal do aeroporto de Congonhas e o que se divulgou a respeito.

A mensagem contesta passagens essenciais da nota que o jornalista Fernando Rodrigues publicou no seu blog a propósito do laudo do instituto.

"O parecer não diz e nem poderia dizer que não há restrição ao uso da pista", escreve Agopyan.

Eis o texto [negritos do original]:

    1. "Em função da nota “IPT muda visão da tragédia”, postada nesse blog no dia 21/7/2007, e que repercute matéria do blog do jornalista Fernando Rodrigues, tenho a esclarecer o seguinte.
    2. O IPT fez recentemente dois contratos de prestação de serviços de engenharia com a Infraero. Um primeiro sobre a pista secundária que já foi concluído e cujos relatórios técnicos foram entregues à Infraero. Um segundo contrato é referente à pista principal e ainda não foi concluído. As datas de entrega dos relatórios referentes à pista principal (27 de julho, 07 e 17 de agosto próximo) foram amplamente divulgadas pelo IPT [http://www.ipt.br/institucional/imprensa/noticias/?ID=845].
    3. As obras foram contratadas a um consórcio de empreiteiras (OAS/Camargo Correa/Galvão) e o controle tecnológico coube à Concremat. O objeto do contrato do IPT com a Infraero referente à pista principal era: "prestação de serviços de auditagem das obras de revitalização do revestimento asfáltico, de maneira amostral aleatória, da pista de pouso principal PP17R/35L do Aeroporto Internacional de Congonhas/São Paulo".
    4. Tal como prevê o contrato, o escopo do trabalho do IPT era analisar: i) as características (composição granulométrica, teor de ligantes, temperaturas de usinagem e de compactação em pista, aplicação em pista, entre outros) das misturas asfálticas que compõem o binder (camada de ligação da estrutura da base com o revestimento do pavimento); as características das misturas asfálticas que compõem o revestimento asfáltico; as características de superfície: irregularidade, declividade, planicidade, atrito (microtextura) e textura (macrotextura).
    5. Na quinta-feira, dia 19 de julho, a pedido da Infraero, o IPT entregou um parecer técnico parcial de número 12.972-301, com os resultados dos ensaios já concluídos sobre as características mecânicas da mistura asfáltica e de atrito de superfície da pista principal. Os dados apresentados consistem numa antecipação dos trabalhos dos relatórios previstos em contrato. Esses dados e as demais análises (basicamente características de superfície, etc.) serão disponibilizados integralmente nos relatórios técnicos finais.
    6. Cabe esclarecer que o trabalho do IPT não era atestar a liberação das pistas do Aeroporto, nem elaborar um roteiro com esta finalidade. Tal liberação extrapolaria as atividades previstas contratualmente e é atribuição legal das autoridades aeronáuticas e aeroportuárias do País.
    7. No dia 19 de julho passado, já em posse do relatório parcial do IPT a Infraero publicou nos principais jornais e no seu site uma “Nota à População Brasileira”, em que afirmava: "O roteiro de liberação da pista principal pelo IPT teve recentemente dois momentos significativos. Em 19 de junho, foi feita pela Infraero uma verificação utilizando o aparelho ´mumeter´, com resultado adequado para a liberação da pista. Em 29 de junho, vistoria realizada com a equipe técnica da Infraero, acompanhada pela ANAC, verificou as condições operacionais da pista: limpeza, sinalização e declividade transversal."
    8. A informação da Infraero atribuía ao IPT algo que não fez e não poderia fazer. Esse trecho da Nota da Infraero foi suprimido da versão atual da nota em seu site [http://www.infraero.gov.br/impr_noti_prev.php?ni=
      4430&orig=home
      ], talvez como reconhecimento de que não correspondia à realidade dos fatos.
    9. Em 20/07/07 o jornalista Fernando Rodrigues publicou em seu blog a notícia “Parecer técnico do IPT não encontra problemas na pista principal de Congonhas”, com cópia fac-símile do Parecer 12.972-301 do IPT. Há várias afirmações do jornalista que merecem ressalvas.
    10. O jornalista Fernando Rodrigues afirma: O "parecer técnico ... não identificou restrições ao uso da mesma". Esta informação não é correta. O parecer se refere a duas características aspectos muitos importantes da pista, mas não foram entregues análises de superfície, etc. Portanto o parecer não diz e nem poderia dizer que não há restrição ao uso da pista. Diz apenas o que pode dizer: as características da massa asfáltica e de atrito estavam dentro dos parâmetros internacionalmente aceitáveis, nas condições ensaiadas. Com base nos ensaios já concluídos e entregues à Infraero, não se pode ser categórico na afirmação que as condições da pista não contribuíram para o acidente. Ainda não temos a avaliação de outras características da pista e nem temos conhecimento das condições da pista no momento do acidente.
    11. O jornalista Fernando Rodrigues diz também: "O resultado desse parecer é baseado, entretanto, em dados coletados até o dia 18 de julho de 2007 e também antes do acidente de terça-feira". Na realidade as datas precisas dos ensaios constam do parecer e são anteriores ao acidente.
    12. Por fim, a nota do jornalista Fernando Rodrigues afirma: "Logo depois do acidente de terça-feira, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), contestou a informação vazada por autoridades do governo federal a respeito da existência de laudo técnico do IPT liberando a pista de Congonhas. O IPT é um órgão do governo do Estado de São Paulo - comandado, portanto, pelo tucano. O documento divulgado hoje demonstra que José Serra tem razão apenas parcial em sua reclamação. O laudo não é definitivo, só parcial. Mas o parecer não aponta nenhum óbice para o funcionamento da pista reformada do aeroporto paulistano." Há que se esclarecer vários aspectos dessa afirmação:
    13. Primeiro: quando o governador José Serra fez a afirmação descrita pelo jornalista, a Infraero não tinha recebido do IPT nenhum parecer acerca da pista principal. Apenas os relatórios técnicos definitivos referentes à pista secundária.
    14. Segundo: a suposta “existência de laudo técnico do IPT liberando a pista de Congonhas" não corresponde à realidade, nem naquele momento, nem agora. Não há laudo do IPT liberando a pista, nem haverá, pois essa responsabilidade transcende as atribuições do IPT. Para liberar a pista são necessárias outras análises que vão além do parecer técnico parcial emitido dia 19 passado. Mesmo se esse fosse "um laudo liberando a pista", a suposta liberação teria sido depois do acidente.
    15. Terceiro: o jornalista Fernando Rodrigues também afirma que "O IPT é um órgão do governo do Estado de São Paulo - comandado, portanto, pelo tucano". Cabe esclarecer que, mesmo num instituto de pesquisa do governo estadual, o parecer não é elaborado pelo governo. O parecer técnico é de responsabilidade da equipe técnica que o assina. Abaixo da assinatura segue o número do CREA do coordenador, que tem responsabilidade técnica pelo parecer. O IPT, nessa e em todas as ocasiões em que é solicitado, atua com independência técnica e sua direção e seu corpo técnico jamais aceitariam injunções políticas de qualquer natureza.
    16. Quarto: O jornalista finalmente afirma que "o documento divulgado hoje demonstra que José Serra tem razão apenas parcial em sua reclamação. O laudo não é definitivo, só parcial. Mas o parecer não aponta nenhum óbice para o funcionamento da pista reformada do aeroporto paulistano". Essa afirmação não é correta, pois o parecer não afirma não há nenhum óbice para o funcionamento da pista. Isso não está escrito, nem poderia ser escrito. O parecer se restringe aos aspectos da análise que estavam concluídos até 18/07/07.
    17. Apenas uma adequada investigação vai poder esclarecer as razões do acidente. As características técnicas da pista até agora analisadas pelo IPT são adequadas. Mas o trabalho não está concluído. Uma vez concluído, os relatórios técnicos serão subsídios importantes para a avaliação das causas do acidente. Mesmo assim, dificilmente servirão para descartar em definitivo as hipóteses de que as condições da pista, na hora específica da aterrissagem da aeronave, tenham ou não contribuído para o acidente."

Eis agora a nota publicada pelo jornalista Fernando Rodrigues [negritos e itálicos do original]:

"Parecer técnico parcial nº12792-301-ii realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) na pista principal do aeroporto de Congonhas não identificou restrições ao uso da mesma. O documento é datado de ontem (19/07/2007). O resultado desse parecer é baseado, entretanto, em dados coletados até o dia 18 de julho de 2007 e também antes do acidente de terça-feira. As duas principais conclusões foram as seguintes:

1. Características mecânicas do revestimento asfáltico: segundo o relatório, o concreto utilizado na pista segue especificação da Infraero e é do mesmo tipo usado nos outros aeroportos. "A camada de rolamento das pistas principal e auxiliar segue o projeto na Faixa 2 das especificações da Infraero (SAO/GRL/900.ET-247/R2, página 60). Trata-se de concreto asfáltico usualmente adotado para obras desta natureza, largamente utilizado no Brasil em praticamente todas suas pistas de aeroportos", diz o texto. A avaliação do IPT é que "a mistura asfáltica após compactação e resfriamento pode ser considerada tecnicamente como apta para o tráfego de aeronaves, veículos e equipamento de obras". E segue: "Portanto, no que tange à concepção do revestimento asfáltico quanto às suas propriedades mecânicas, esta camada de rolamento atende às especificações de projeto e todas as implementações adotadas adicionaram características positivas", conclui o parecer.

2.Características de superfície do revestimento asfáltico a partir de resultados de atrito obtidos com Mu-Meter: nesse ponto, a análise aborda a questão do atrito em pista molhada. Uma das possíveis causas do acidente com o avião Airbus-A320 da TAM, em Congonhas (SP), seria a falta do "grooving" (ranhuras que ajudam no escoamento da água). Sem as ranhuras, dizem alguns, a pista ficaria mais escorregadia. O parecer diz que mesmo sem o "grooving" a pista está em boas condições. "Os valores encontrados nos dois monitoramentos recentemente realizados, mostram-se acima dos valores recomendados do ponto de vista de atrito em pista molhada, tendo em vista os limites recomendados internacionalmente (ICAO-Anexo 14) e nacionalmente (DAC). Ressalta-se ainda que estes patamares de valores de atrito foram alcançados sem a execução de grooving", descreve o relatório. Na conclusão, o instituto afirma que o nível de atrito está acima dos limites mínimos e que, portanto, a pista encontra-se em condições para pousos e decolagens. "Pela análise realizada, no que tange às condições de superfície do revestimento asfáltico, os valores medidos de atrito pela Infraero na pista principal por meio do equipamento mu-meter, na situação atual, revelam-se acima dos limites mínimos especificados", termina o texto.

 

Logo depois do acidente de terça-feira, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), contestou a informação vazada por autoridades do governo federal a respeito da existência de laudo técnico do IPT liberando a pista de Congonhas. O IPT é um órgão do governo do Estado de São Paulo --comandado, portanto, pelo tucano. O documento divulgado hoje demonstra que José Serra tem razão apenas parcial em sua reclamação. O laudo não é definitivo, só parcial. Mas o parecer não aponta nenhum óbice para o funcionamento da pista reformada do aeroporto paulistano."

 

***

Os comentários serão selecionados para publicação. Serão desconsideradas as mensagens ofensivas, anônimas, que contenham termos de baixo calão, incitem à violência e aquelas cujos autores não possam ser contatados por terem fornecido e-mails falsos.

Comentários (88)
Comentar
Compartilhe
[imprimir]  [enviar por e-mail ]  [link permanente]
   
   
Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem intolerância ou crime.
Nome :   Sobrenome :
E-mail:   Profissão:
Cidade:   Estado:
Comentário:


para o limite de 1400.
 
The CAPTCHA image
Clique aqui para ouvir o
texto soletrado(mp3)
Digite no campo abaixo o texto
que você vê na imagem ao lado.

 
anderson  l.a., **** (pelotas/RS)
Enviado em 25/7/2007 às 2:58:53 PM

ora Sr. Luiz Weis, vamos ser mais objetivos e deixar claro que a desqualificação da análise das condições da pista, que têm como base padrões internacionais (o teste realizado em Congonhas é o mesmo realizado em qualquer outro lugar do mundo), é uma tentativa explícita da mídia(rede globo) e do atual governador de São Paulo (José Serra, ´dono do IPT´) de colocar a culpa no governo e reverter, assim, a derrota que tiveram nas urnas.
ANTONIO CELSO  PERES DE ARAUJO, ADMINISTADOR (BRASÍLIA/DF)
Enviado em 25/7/2007 às 10:26:14 AM

O OVO DA SERPENTE ESTÁ SENDO GESTADO, NA HORA EM QUE ELA DEIXAR A CASCA, 31 DE MARÇO DE 64, PINOCHET E VIDELA SERÃO FICHINHAS DIANTE DO QUE VAI ACONTECER!!! PARA A MÍDIA ADESSISTA SÓ RESTARÁ FUGIR OU IR PARA A CADEIRA DO DRAGÃO!!! PELO FIM DA DEMOCRACIA DEMAGÓGICA-AVENTUREIRA NA AMÉIRCA LATINA QUE SÓ SERVE A LULA, CHAVES,MORALES, FILHOS DO [...]FIDEL CASTRO!!!!
Sérgio  Moura, Pesquisador (Sampa/SP)
Enviado em 24/7/2007 às 2:16:50 AM

Quando o Fernando Rodrigues afirma que "o parecer diz que mesmo sem o ´grooving´ a pista está em boas condições", ele está realmente errado. O parecer não afirma em nenhum momento que a pista está em boas condições. Afirma penas que os estudos de medição de atrito com o tal do mumeter (ou mu-meter) apresentaram resultados aceitáveis nas condições de coleta dias antes do acidente. É apenas uma única medição de uma única variável dentre uma gama que ainda deve ser realizada para atestar a verdadeira condição da pista no momento exato do acidente. Ou seja, o Fernando Rodrigues realmente deu bola fora nessa.
Caetano  Greco Junior, Arquiteto (São Paulo/SP)
Enviado em 24/7/2007 às 1:55:41 AM

Caro Jornalista Luiz Weis. Eu, na minha atuação profissional, já contratei diversas vezes laboratórios tecnológicos para darem embasamento às decisões que eu tive que tomar, como responsável técnico de diversas obras civis. E em nenhum dos laudos que recebi havia determinações de ordem deliberativas, que competiam à autoridade, nos casos exemplificados eu, tomá-las. Isto posto, cabe a pergunta que põe por terra o e-mail malfadado do Diretor Presidente do IPT: Para qual finalidade a Infraero contratou o IPT? Respondo: Para dar embasamento tecnológico às decisões que as autoridades competentes deveriam tomar. Negar que a liberação da pista principal do Aeroporto de Congonhas não tem nada a ver com o resultado do Parecer Técnico 12 792-301-ii, é fazer com que se repita a pergunta: Então, para qual finalidade a Infraero contratou o IPT? Dessa vez quem deve responder é o IPT.
Carlos N  Mendes, industriário (Santos/SP)
Enviado em 24/7/2007 às 1:18:29 AM

Noves fora especulações, o fato é que neste dia 23, a TAM já acertou o primeiro pagamento de indenização à vítima do acidente. Isso é aceitação de culpa, e contradiz o imenso esforço doutrinário que se está fazendo na imprensa para se provar que a culpa é da Infraero (o tempo dedicado ao assunto que eles chamam de "caos aéreo" na Rede Globo, é inacreditável, e passou seguramente de 60 no Jornal da Globo neste dia 23). Todas as intentonas golpistas ao longo do século XX no Brasil começaram com pequenos episódios envolvendo categorias militares - revoltas da chibata, balões de ensaio para coisas maiores motivadas por sentimentos menores. Se ficar comprovado que o motim dos controladores evoluiu para sabotagem (episódio Cindacta IV), esta Nação pode começar a se entristecer. O egoísmo dos senhores de engenho parece não mais se contentar apenas com jet skis e Veuve Clicot.
Marco Antônio  da Costa, T.P.A. (São Caetano do Sul/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 8:04:46 PM

Não devemos analisar em cima de conjecturas, visto que às investigações sobre o ocorrido teve seu início recentemente. Tudo que for dito neste descarrega desabafo, será mera especulação. Essa história que aquele indivíduo falou, ou aquele disse que foi isto ou aquilo não passa de puro enchimento de lingüiça. Esse falatório de entendidos neste ou naquele assunto visa preencher grade de programação televisiva, espaço de jornal de papel e horário em rádio, nada disso tem valor. Só saberemos, se saberemos? quando for finalizado todo o processo de investigação. o resto é o restolho do rebotalho do repolho de fim de feira.
Fábio  Carvalho, Jornalista (Porto Alegre/RS)
Enviado em 23/7/2007 às 7:18:08 PM

Há dois erros no comentário que inseri ainda há pouco. A convicção que critiquei não é do senador Efraim Moraes, ex-presidente da CPI do Fim do Mundo, mas do deputado federal Efraim Filho, integrante da CPI do Apagão Aéreo. O segundo é filho do primeiro e ambos são igualmente democratas. O outro erro, ao que parece, é do próprio parlamentar que eu identifiquei de modo incorreto. O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul, segundo apuração da Folhaonline, afirma que as informações do parlamentar são improcedentes.
Fábio  Carvalho, Jornalista (Porto Alegre/RS)
Enviado em 23/7/2007 às 6:16:17 PM

Fernando Rodrigues está certo. Seu texto não afirma que o laudo do IPT libera a pista, mas que não foram identificadas restrições ao uso da pista. Corretamente, o jornalista aponta que não foram encontrados óbices, seja na avaliação da qualidade da pavimentação asfáltica, seja no coeficiente de atrito apurado em pista molhada. Já o presidente do IPT, por sua vez, sutenta que "o parecer não afirma não há nenhum óbice para o funcionamento da pista". Comentário do blog de Fernando Rodrigues? "Essa turma é da pesada. A guerra política para faturar com a morte de 200 inocentes não pára nem tem limites". Estou de pleno acordo. A politização da tragédia prossegue. Avaliação preliminar da caixa-preta dá conta de que a aeronave não tentou arrementer o vôo. Opinião convicta do democrata Efraim Moraes, ex-presidente da CPI do Fim do Mundo, publicada na Folhaonline? "O motivo por que o piloto não conseguiu frear é o grande "X" dessa questão. Foi um problema do motor, da pista? Eu tenho convicção de que a pista não tinha condições adequadas de segurança. Mas temos que investigar tudo, inclusive a possibilidade de falha humana", afirmou. O que fazer contra convicções políticas, não é mesmo?
Severo  Soares, advogado (São Paulo/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 3:34:43 PM

Caro Luiz: Tenho a impresão que o título desta matéria ficaria melhor se fosse: " "Não há laudo liberando a pista, muito menos condenando ou pedindo o seu fechamento"
Alexandra  Garcia, psicologa (São Paulo/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 3:29:15 PM

Não tenho porque dar razão a um jornalista ou ao outro, mas uma coisa chama a atenção. Antes de cogitar de qualquer laudo você criticou o governo e fez coro aos que entendem (ou entendiam) que a pista não tinha condições favoráveis de pouso. Voltou ligeiramente atrás quando o laudo parcial foi divulgado, e agora se limita a transcrever o email do presidente do IPT, por onde se observa que aquele instituto poderá dar uma guinada de 180 graus na questão. No entanto, a contraditória manifestação do Sr. Agopyan em confronto com a junta de experts que assinou aquele laudo, circunstância que não mereceu de sua parte o mínimo comentário. Diz a sabedoria popular que “quem cala, consente”. Logo, se o senhor não fez a mínima ressalva e se limitou a transcrever o que disse o Agopyan, a conclusão a que se chega é a de que endossa tudo o que ele está dizendo agora, em detrimento de uma junta de técnicos que sem rebuços anotaram: "Os valores encontrados nos dois monitoramentos recentemente realizados, mostram-se acima dos valores recomendados do ponto de vista de atrito em pista molhada, tendo em vista os limites recomendados internacionalmente (ICAO-Anexo 14) e nacionalmente (DAC). Ressalta-se ainda que estes patamares de valores de atrito foram alcançados sem a execução de grooving",
Francisco  Pereira Neto, Medico Veterinario (Botucatu/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 3:02:55 PM

Oh Marcos do Amaral Ferreira Pinho Basto, não avacalhe o blog do Luiz Weis. Profissão, "vendedor de linguiça"? Tenha a santa paciência, né? Dei muitas gargalhadas, mas o assunto é muito sério. Voce fez um bom comentário, mas "vendedor de linguiça" é demais...
Ivan  Moraes, sem profissao (Newark, NJ/MG)
Enviado em 23/7/2007 às 3:01:44 PM

Se o "presidente eleito" Serra vai dar um golpe de estado, ele nao poderia pelo menos descobrir que o resto do Brasil nao topa a cara dele? Custa muito saber isso?!?!?! Os sinais dos tempos nao sao bons pra ele nao: o manda chuva principal do BIRD foi no Brasil e nem se preocupou com SP nem com Basilia: foi sussurrar docemente no ouvido de Aecio. E essa eh so mais uma razao pra Aecio jamais chegar aa presidencia. Slogan aa venda, baratinho: "Qualquer um menos Serra, qualquer outro menos Aecio".
Kleber  Carvalho, - (B.H./MG)
Enviado em 23/7/2007 às 2:57:48 PM

"Acusados de participação em fraude que pode ter desviado mais de R$ 50 milhões dos cofres do BRB (Banco de Brasília) disseram em depoimentos que parte do esquema se repetiu na Nossa Caixa, o banco oficial do Estado de São Paulo. A Folha teve acesso à integra dos depoimentos dos presos na Operação Aquarela, da Polícia Civil e do Ministério Público do Distrito Federal. Cinco dos 20 acusados de integrar o esquema confirmaram nos depoimentos que a ONG Caminhar, apontada como pivô da fraude, recebeu nos últimos dois anos cerca de R$ 8 milhões para realizar pesquisas para medir a satisfação dos clientes do BRB e da Nossa Caixa com o serviço de auto-atendimento. Três disseram que as pesquisas eram todas forjadas. Em reportagem publicada no dia 27 de junho, a Folha havia revelado as suspeitas contra o banco paulista baseadas em relato de investigadores. Entre os que confirmam os contratos estão o presidente da ONG, André Luís de Souza Silva, e o secretário-geral da Asbace (Associação Nacional de Bancos) entre 1980 e 15 de junho, Juarez Lopes Cançado." Folha de São Paulo
Reinaldo  Lopes, Aeroviário (São Paulo/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 2:50:27 PM

Um colega colocou abaixo sua posição, muito inteligente por sinal, com relação a maneira de como as pessoas de bem deveriam neutralizar a atuação da mídia partidária no que diz respeito a manipulação das informações. Somente através do bolso elas sentirão a força da população. Farei como ele. Aí vai um recado aos anunciantes da Globo, Veja, Folha e Estadão : Irei entupir as caixas de e-mails de meus amigos em busca de uma corrente para pulverizar o nome de todo anunciante que busca espaço nestas instituições.
Alexandra  Garcia, psicologa (São Paulo/SC)
Enviado em 23/7/2007 às 2:40:55 PM

"o parecer não afirma não há nenhum óbice para o funcionamento da pista. Isso não está escrito, nem poderia ser escrito" Ou muito me engano ou existe aqui um joguinho de palavras, pra não dizer, contradição. Se não está dito que não existem impedimentos para o uso da pista, de outro lado está escrito, com todas as letras e mais algumas: "Os valores encontrados nos dois monitoramentos recentemente realizados, mostram-se acima dos valores recomendados do ponto de vista de atrito em pista molhada, tendo em vista os limites recomendados internacionalmente (ICAO-Anexo 14) e nacionalmente (DAC)...." Como dizinha a minha avó, "tanto faz dar na cabeça, como na cabeça dar"
José Paulo  Badaro, advogado (São Paulo/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 2:33:40 PM

Bem! Se entendi direito, primeiro o IPT deu um laudo à Infraero que a inocenta por completo, afirmando que a aderência da pista está acima dos níveis internacionais, INCLUSIVE NOS TESTES REALIZADOS COM PISTA MOLHADA. Como o IPT pertence à USP, que por sua vez é do Governo do Estado, ocupado por mais de uma década por gente do PSDB, partido dos derrotados Serra e Alkmin, qual o problema do tal Agopyan voltar atrás e mandar agora seus esbirros fazerem um laudo que incrimine o governo federal até o talo?!? - Aliás, se não o fizer estará com seu empreguinho público severamente ameaçado. Finalmente, parcial ou não, completo ou incompleto, o laudo fornecido à Infraero - até um leigo pode perceber isso - dá como absolutamente habilitada a pista, inclusive nas condições em que foi usada na ocasião do acidente. Se vier um novo laudo, desmentindo o primeiro (e mais os dados da caixa preta, dizendo eventualmente que a pista nada teve a ver com o acidente), a emenda certamente ficará pior do que o soneto...
Eduardo  Lettieri, free-lancer (sp/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 2:32:27 PM

Falando em laudos, cadê o do buraco do metrô?
jorge  cordeiro, jornalista (são paulo/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 2:17:20 PM

Alguém está conseguindo entrar no blog do Fernando Rodrigues? Nao consegui ainda... (www.escriba.org)
Wilson  de Carvalho, Programador (Belo Horizonte/MG)
Enviado em 23/7/2007 às 1:04:45 PM

Excelente matéria, Weis. (...) Pelos comentários dá pra se ver que o âmbito da discussão já se tornou briga partidária. Daí que surgem os problemas: enquanto uns brigam pra defender ou acusar aqueles que estão no poder, o povo "aqui de baixo" (que nessa lista se incluem todos vocês) sofrem as conseqüências. Pouco me interessa se quem está no poder é do partido que votei ou não. O que espero é um mínimo de decência e que as responsabilidades sejam apuradas; mais que isso: que os problemas sejam resolvidos, é claro. Enquanto fica essa "lenga-lenga" toda pra discutir se é Lula, se é tucano, o problema não se resolve e, como é política (e vira politicagem) nada se resolve. Que não existam próximas vítimas nessa briga partidária e que a imprensa não tome posições e faça o trabalho investigativo que deveria fazer. Essa semana recebi a Isto É(ra) lá em casa: seria bom não receber, mas ganhei aquela assinatura. O que vi (mas é claro que a Isto É não é parâmetro de bom jornalismo), foi um claro posicionamento e pouca investigação naquele caso específico.
Geraldo  Galvão, Aposentado (Juiz de Fora/MG)
Enviado em 23/7/2007 às 12:25:35 PM

O senhor Vahan Agopyan está desesperadamente salvar o emprego. Mas não vai adiantar, logo, logo o presidente eleito e ainda não empossado Zé Serra vai coloca-lo no olha da rua.
Anselmo  Fukuciro, Estudante (Sorriso/Mt)
Enviado em 23/7/2007 às 10:47:06 AM

Existe alguma instituição totalmente isenta e imparcial para conduzir os trabalhos de perícia necessários à elucidação do acidente envolvendo o Tam?
Antonio Carlos  Silva, Funcionário Público (Rio de Janeiro/RJ)
Enviado em 23/7/2007 às 10:23:42 AM

Companheiros, ao invés de acompanharmos esta porcaria de mídia, por que não entrarmos em contato com os serviços de atendimentos aos clientes(SACs) dos anunciantes que patrocinam estes lixos pseudo-jornalísticos e protestarmos com veemencia ? . Eu por exemplo, desde a primeira invasão americana no Iraque não compro mais aquele venenoso refrigerante que um verdadeiro símbolo da dominação dos Yankes .
Mario  Mattos, func. publico (São Paulo/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 10:20:14 AM

Parabéns Luiz Weis por garantir o contraditório. A reação exacerbada da mídia e de grande parte da população em relação à tragédia da semana passada é resultado natural da inépcia do governo federal no tratamento da crise aérea. É evidente que a incapacidade gerencial das autoridades, se não determinou, certamente concorreu para o acidente. Dadas as evidências de que a pista estava escorregadia em condições de chuva (reclamações de pilotos, derrapagem do avião da Pantanal, alerta dos controladores, etc.), esperava-se que a autoridade responsável interditasse a pista para aeronaves de maior porte, ao menos por medida de segurança. Aliás, a liberação da pista sem o grooving teve como premissa o tempo seco, predominante no inverno, condição não atendida por ocasião dos incidentes prévios e do próprio acidente: choveu muito naquele período. Cabe, também, às autoridades do setor estabelecer critérios (e fiscalizar o seu cumprimento) para aeronaves que operem em aeroportos com margens de segurança reduzidas, como o de Congonhas (pista com extensão abaixo do ideal, sem área de escape, piso sem o grooving, dentro de área urbana, etc.). A julgar pela passionalidade dos comentários ao esclarecimento do IPT, percebe-se que a venezualização da sociedade brasileira é iminente, com a natural animosidade contra a livre expressão de idéias (vide as várias acusações contra a mídia).
Cristiano  Medri, Biólogo (Londrina/PR)
Enviado em 23/7/2007 às 10:14:32 AM

O presidentre do IPT falou, falou, mas não desmentiu que os parâmetros analisados se encontram adequados para o funcionamento da pista.
Fabiana  Tambellini, comerciante (São Paulo/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 10:08:45 AM

Pura "enrolation" essa nota do diretor do IPT. O laudo é claro acerca do que foi contratado para atestar, está tudo dentro das especificações técnicas. Liberar a pista não é da alçada do IPT portanto é óbvio que o laudo não tem que dizer nada sobre isso. Esses eventos sugerem a intromissão do governador Serra. Nenhuma ranhura seria capaz de segurar um airbus naquela velocidade...o mais prudente é aguardar as investigações.
Fábio Linhares  Linhares, Adm. (BSB/DF)
Enviado em 23/7/2007 às 9:25:53 AM

O Sr. Francisco C. Silva falou tudo. Objetivo!
Fábio Linhares  Linhares, Adm. (BSB/DF)
Enviado em 23/7/2007 às 9:20:12 AM

Pronto! O Presidente o IPT via ser demitido. O José Serra vai pedir a cabeça dele, pois deixou vazar essas informações, coisa que não deixou fazer, até hoje, com relação a cratera do metrô.
Alexandre Carlos  Aguiar, Biólogo (Florianópolis/SC)
Enviado em 23/7/2007 às 8:50:06 AM

Não me preocupa muito saber de quem é a culpa, se do governo federal, Infraero, TAM, pista, piloto, ou a andorinha que voou à frente da turbina do avião. Um relatório sério chegará a isso. O que me preocupa é a literal "livrada de cara" da gente do governo paulista perpretada pela mídia, pelos bobões da direita, pela gente do DEM, do PSDB, do PPS, pela burguesia fétida do país e pelos meliantes intelectuais que afloram por aí. Porque, afinal, o governo de São Paulo, omisso no caso do buraco do Metrô, também é irresponsável em permitir que o aeroporto de Congonhas opere sem condições ideais. Se a Infraero é responsável direta pela estrutura da pista, o governo estadual tem garantias constitucionais de zelar pela vida de seus habitantes. Para isso é governo. Se o governo federal é assassino, o estadual é cúmplice.
Almeida  José, joseual@ual.com.br (Taubaté/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 8:17:57 AM

Quando é que o dignississimo governador e seu instituto abrirão o bico pra falar sobre a cratera do Metrô? Pede antes pro Serra revisar o laudo, parcial ou não, pra coisa não ficar muito feia.
Fábio José  de Mello, Jornalista (Descalvado/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 7:37:17 AM

Paulo Henrique Amorim, no blog "Conversa Afiada", diz: " O jornalista Fernando Rodrigues publicou em seu site no Uol a íntegra de um parecer do IPT feito depois da obra na pista principal de Congonhas. . O laudo é claríssimo: a pista principal de Congonhas é de excelente qualidade. A Folha de S. Paulo, que é dona do Uol e emprega Fernando, escondeu a notícia. O Conversa Afiada contou essa história. E previu que o laudo publicado por Fernando poderia ser “revisado” pelo presidente eleito José Serra, que manda no IPT. Agora, a manchete do Último Segundo do iG contém informação do Observatório da Imprensa, de autoria do jornalista Luis Weiss, editorialista do Estadão. Ele apresenta um outro relatório do IPT. Que não libera a pista. O que Fernando tinha publicado não era uma “liberação” da pista. Mas, o parecer de um órgão supostamente sério e ilibado, que falava da excelência da pista de Congonhas. O laudo de Weiss, quatro dias depois, é outro. O que leva à conclusão de que o presidente eleito José Serra tem a pretensão de utilizar o IPT como carta de manobra num jogo político que está na cara de todo mundo: um golpe de Estado, liderado pela mídia golpista, de que ele será o maior beneficiário. Obter pelo golpe o que não conseguiu nas urnas. E usar a mídia como a tropa de infantaria."
Francisco C. Silva  Silva, Empresário (Aju/SE)
Enviado em 23/7/2007 às 5:03:50 AM

A imprensa golpista só quer um motivo para derrubar o governo Lula. A mídia instalou uma crise no senado, não deu resultado, não atingiu o Lula, ela procura uma nova crise, e assim será até 2010. Vejam bem, se não fôsse a queda do avião da Tam, possívelmente, estariam responsabilizando o presidente da morte do ACM. Quando abrirem a caixa preta provalvemente ficará comprovado falha mecânica, aí abortará a crise. Buscaram uma nova crise, se o Jornal Nacional ou a Veja acusarem o Lula de sabotagem na morte do ACM, não se supreendam!
Ivan  Moraes, sem profissao (Newark, NJ/MG)
Enviado em 23/7/2007 às 4:19:35 AM

Ja que o governo de Sao Paulo esta sendo tao generoso com excesso de informacoes tecnicas que nao sao o que parecem, alguem pode nos informar aonde estao os documentos bancarios norte americanos de Maluf que estavam pra chegar no Brasil ha um mez atraz enviados pelo governo dos EUA? Sim, aqueles mesmo das contas bancarias. Seguindo o excelente exemplo, alguem sabe aonde estao os dois bilioes de reais do mineiro desempregado nesse exato minuto?
Humberto  Pereira, Estudante (Brasilia/DF)
Enviado em 23/7/2007 às 3:27:46 AM

IPT VIROU INSTRUMENTO POLITICO DE SERRA:Walter Falceta Jr. ficou indignado com a colega Eliane Cantanhêde, da Folha, o jornal que descobriu ontem a existência do filho de Fernando Henrique Cardoso, com apenas 15 anos de atraso: "Cara Eliane Cantanhêde, Sou jornalista. Já trabalhei em Veja, Estadão, O Globo e um monte de outros jornais e revistas. Como editor, já topei com muita bobagem e muita mentira. No entanto, poucas vezes li algo tão oportunista quanto seu texto sobre o acidente com o avião da TAM. Constitui-se, sobretudo, em DESRESPEITO às vítimas e suas famílias. Um exemplo espetacular de falta de sensibilidade. A senhora não é expert em aviação, e mesmo que fosse não poderia, neste momento, emitir parecer sobre as causas das tragédia em São Paulo. Sem ciência e consciência, seu artigo mistura fatos desconexos para dar fôlego à permanente propaganda de desconstrução da imagem do Governo Federal. Se não é pitonisa e se não tem o dom da onisciência, a senhora não sabe se houve erro do piloto, se houve falha mecânica nem se esses e outros fatores se combinaram para provocar o acidente. Esse terrorismo do "quando vai ser o próximo?" é próprio de uma imprensa pusilânime e irresponsável. A conversão da dor em combustível da propaganda política dá engulhos a qualquer leitor de bem. Neste caso, mais do que o modus leviano de escriba de aluguel, é teu aquele do abutre politiqueir
Francisco  Pereira Neto, Medico Veterinário (Botucatu/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 3:07:44 AM

Lendo os cometários aquí publicados, a esmagadora maioria fala com isenção e racionalidade, procurando buscar as reais causas do acidente com o airbus da TAM. Quase todos indignados com as ingerencias políticas e escandalosamente explorada pela mídia que de maneira vil, insiste em colar a tragédia como de responsabilidade do governo federal. Que o diga a Rede Globo? Falam que a popularidade do presidente Lula está nas camadas mais baixas da população brasileira, mas pelo que estou vendo nos comentários aquí, os autores são engenheiros, geólogos, advogados, jornalistas - por incrível que pareça, médicos e outras profissões de nível superior. Será que a imprensa política partidária que faz oposição ao governo federal, maior e bem mais articulada do que os partidos de oposição, não estão percebendo que o povo não é mais bobo?
André  Louzada, Petroquímico (Rio de Janeiro/RJ)
Enviado em 23/7/2007 às 2:53:25 AM

Me tranquiliza perceber que a grande maioria dos que aqui expressaram suas opiniões não se deixaram cegar pelas organizações Globo, porém me assusta ver que uma tragédia desta proporção está sendo usada para fins políticos de uma maneira tão explícita. Ou seja, além de tentar empurrar goela abaixo um novo governo do PSDB ou genéricos, ainda me chamam de burro, a Globo dia de forma subliminar, todo santo dia em seu Jornal Nacional: " ô idiota, nós achamos que as coisas devem ser assim e vocês vão achar isso também!", pessoal, independente da visão política de cada um, essa imposição de idéias é algo inadmissível, eu sou a favor do Lula, tenho minhas razões para isso, mas respeito quem é contra, pois o mesmo deve possuir razões para ter tal opinião, porém eu não posso admitir que uma empresa utilize o seu poder para impor sua vontade, sei que posso trocar de canal e sei que tenho clareza suficiente para notar quando tentam me manipular, porém sei também que a grande maioria dos brasileiros não possuem esta mesma percepção e é aí que mora o perigo, hoje querem derrubar um presidente eleito de forma legítima e amanhã o que tentarão fazer. Achávamos que o demônio político respondia pelo nome de Edir Macedo, mas talves não estivéssemos totalmente certos. Saudações cordiais a todos, independente da opinião política. Paz profunda!
Arthurius  Maximus, blogger (rio de janeiro/RJ)
Enviado em 23/7/2007 às 2:44:40 AM

Mais uma vez, a politicagem dá lugar a técnica. Até quando teremos que aturar políticos querendo aparecer quando a discussão tem que ser apenas técnica. Já não basta a roubalheira e a incompetência geral? Fazer política em cima de cadáveres fumegantes é, no mínimo, um nojo.
Fernando  Rodrigues, jornalista (Brasília/DF)
Enviado em 23/7/2007 às 2:33:56 AM

Caros blogueiros, Estou em Salvador cobrindo velório, enterro etc. do ACM... Só vi agora essa, vamos dizer, contestação (sic) do IPT... Já postei um comentário como "post scriptum" na minha nota de sexta-feira sobre o assunto. Está em uolpolitica.blog.uol.com.br. Obrigado pela audiência. FR
Lucila  Silva Telles, redatora e revisora de textos (Rio de Janeiro/RJ)
Enviado em 23/7/2007 às 1:26:21 AM

prezado Weis, li as matérias em questão e sempre me espanta a facilidade com que se manipulam as informações. Se a declaração do presidente do IPT não está comprometida, não sei o que significa ter passado por cima, por exemplo, da seguinte afirmação do relatório do IPT: "Os valores encontrados nos dois monitoramentos recentemente realizados, mostram-se acima dos valores recomendados do ponto de vista de atrito em pista molhada, tendo em vista os limites recomendados internacionalmente (ICAO-Anexo 14) e nacionalmente (DAC). Ressalta-se ainda que estes patamares de valores de atrito foram alcançados sem a execução de grooving". A qualquer leitor, o parecer, apenas com essa frase, fornece dados técnicos reais bastante favoráveis às condições da pista, ainda que molhada, e sem o grooving. Estão aí questionadas as duas afirmações amplamente difundidas sobre a tragédia, de maneira precipitada, por leigos de todas as áreas e profissionais que nunca olharam para o local. O jornalista Fernando Rodrigues parece, portanto, bastante ético, tendo o cuidado de afirmar e reiterar que o relatório é parcial, que faltam outros testes, etc. Já o presidente do IPT não apresenta dados, sonega essa informação crucial do parecer, apenas tece comentários, com ares de apuro técnico, embora "basicamente características de superfície, etc." não seja exatamente uma informação técnica. um abraço
Bruno  Silva, piloto (São Paulo/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 1:16:49 AM

Vamos esperar as investigações...mas daí pergunto: Como uma aeronave a mais 200 km/h com 64 toneladas, pode parar em uma pista de menos de 2 km sem o reverso acionado? Segundo especialistas, que deram várias entrevistas, as aeronaves independem do reverso para parar. Já voei em vários tipos de aeronaves e nos grande jatos, sempre no pouso, foi usado o reverso e, mesmo assim, sempre taxiávamos no acesso final (final da cabeceira). Ué!!! quem (como e quando), concedeu a licença para a operação do A320 em Congonhas? Lembro que o A320 não opera no Santos Dumont, ainda... Bons tempos em que o gigante de Congonhas eram os Electra!!!
Wilson  Monteiro, comerciário (Jacarei/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 1:04:55 AM

Na verdade, ogde problema é o tamanho da pista para aviões de gde porte. Como foi dito, este avião nas especificações técnicas do fabricante (Airbus) no modelo 320 necessita, em condições normais de 2090M de pista para decolagem, ora , se o piloto tentou arremeter após abortar a aterrissagem e ,provavelmente ele sequer tinha 1000M de pista para esta operação naquela altura,fatalmente iria acontecer o que de fato acabou acontecendo. O mais incrível é que nossas autoridades não vêem ou não querem enxergar que este aeroporto ,não pode, não deve e não suporta aeronaves de gde porte. A pista não possui área de escape, é muito curta ( 1940M ) para os padrões internacionais e quando chove é um salve-se quem puder. o que pensar das nossos especialistas em aviação que mandam ferro retorcido para os EUA como se fossem as Caixas Pretas? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
LUÍS  SILVA, PROFESSOR (PORTO ALEGRE/RS)
Enviado em 23/7/2007 às 12:47:10 AM

O QUE NÓS BRASILEIROS PRECISAMOS, É BOICOTAR ESSA MÍDIA VAMPIRESCA, DESUMANA E GOLPISTA. FUI ASSINATES DE veja E CANCELEI. NEM PRECISO DIZER PORQUE. DEIXEI DE COMPRAR E LER zero hora, correio do povo e o sul. NÃO VEJO A globo e outros CANAIS QUE CONSIDERO TENDENCIOSOS. SE BOICOTARMOS, ELES PERDEM ANUNCIANTES E, COMO DISSE UM DIA O DEP. DELFIM NETO, " A PARTE MAIS SENSÍVEL DE UM HOMEM ( e eu acrescento>> de uma organização), É SEU BOLSO. NÓS PODEMOS MULTAR ESSES FALSÁRIOS DA VERDADE, URUBUS NA DESVENTURA ALHEIA. SEM PERTENCER AO PT, USO UMA FRASE MUITO USADA POR ELES: "povo unido, jamais será vencido". UNAMO-NOS IRMÃOS BRASILEIROS!!!!!
walter alves  walter, bancario aposentado (guarulhos/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 12:15:33 AM

Li todos 35 comentários,alguns inteligentes outros defendem dirigentes politicos.Pode ter havido varios fatores para este acidente,vamos deixar de achimos e aguardemos as gravações e conteudo das caixas pretas.Neste momento devemos,pedir ao criador que ampare as familias dos mortos.Tenho uma filha comissaria,cada vez que ela vai para o trabalho ficamos com aperto no coração com ,com os poblemas que estamos tendo com nossa aviação comercial. Congonhas não e um porta aviões e sim um barranco, os pilotos tem que ficar quetos não podem se manifestar, porque deve existir presão das companhias aereas para não sair de congonhas.Porque o governo e Infraero não construiram a derminal ja projetada bem como outra pista em cumbica para diminuir o trafico em congonhas.Em cumbica este acidente não teria ocorrido,pelo tamanho das pistas existentes e area de escape.
Mario  Gallo, Adm. de Empresas (Ribeirao Preto/SP)
Enviado em 23/7/2007 às 12:00:46 AM

Lamento profundamente que o governador Jose Serra atue desta forma, acho que o nosso saudoso Mario covas deve estar perpleco com tal atitude, veja como se mantem o PSDB, rancoroso e oportunista, caracteristica plena de FHC, o maior vendedor do mundo, vendeu todas as empresas e nada fez com o dinheiro, nem mesmo para S. Paulo, lamento a atitude do governador.
EVERTON  FARIAS, aux adm (cruz alta/RS)
Enviado em 22/7/2007 às 11:47:40 PM

É COMOSE DIZEM NA POLITICA:" RELAXA E GOZA". SÓ QUE ESTAMOS LIDANDO COM VIDAS DE INOCENTES E NALINGUAGEM POLÍTICA SÓ NOS RESTA " CHORA E ENTERRA."
andré  yovanos, estudante (São Paulo/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 11:20:59 PM

Não adianta analisar a pista, ranhuras, etc. A culpa é da TAM que não faz a devida manutenção de seus aviões. Que ela seja responsabilizada civil e criminalmente, que pague até o último centavo as indenizações e que seja um exemplo para as outras companhias. A VIDA HUMANA vale mais que o faturamento dessas malditas empresas.
Marcelo  Ramos, Publicitario (São Paulo/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 11:18:21 PM

Agora há pouco, no início do Domingo Espetacular da Record, Paulo Henrique Amorim e equipe entraram por uma linha de raciocínio diferente da utilizada pela mídia majoritária. É uma linha incrivelmente simples mas que nenhum outro veículo explorou. Vamos lá. Segundo um especialista em aeronáutica, o avião tem dois sistemas de freio, um nas rodas e os dois reversores, das turbinas. Na hipótese de a pista estar escorregadia, qual o sistema mais adequado para usar? O reverso, óbvio. O avião em questão só possuia um reverso, assim, não poderia usá-lo. Acho até que ele tentou e como já desceu com velocidade superior à indicada para pouso, se ele acionou só o reverso da esquerda, o avião deu uma desviada para a esquerda. E se ele tentou arremeter com o reverso aberto, assim como com os spoilers e flaps? Estas são apenas outras linhas de raciocínio. Não estou com saco pra perder tempo comentando as mesquinharias políticas do coitado do governador de São Paulo. Como já disse em outro blog, a direita raivosa está mais raivosa porque os índices de aprovação do presidente não caem. Ou seja, se continuar como vai, Lula vai eleger seu sucessor. Aquele pra quem ele apontar o dedo será o próximo presidente. Só um fato muito grave reverteria esse quadro.
Marlos Augusto  Melek, Piloto (BSB/DF)
Enviado em 22/7/2007 às 10:43:35 PM

Estou consternado: pessoas que deveriam estar presas, estão recebendo medalhas quando as bandeiras ainda estao a meio pau.
Marcos do Amaral  Ferreira Pinto Basto, Vendedor de linguiça (S.Vicente/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 10:12:21 PM

Em cima do infausto acontecimento que provoca a dôr dos familiares das vítimas e de todas as pessoas que ainda têm amor ao próximo, já deflagraram um vendaval de notícias, repletas de declarações e dados técnicos que tumultuam a cabeça de qualquer cristão, mas a questão é muito simples de resolver: Interdição do aeroporto de Congonhas para aviões com peso bruto superior a 20 toneladas, acompanhamento psico-social para os parentes das vítimas, indenizando-as condignamente, investigação de todas as irregularidades no sistema aéro-viário do País, com duras punições para todos os implicados, incluindo-se aqui as companhias aéreas que são muito responsáveis pelos tumultos que temos assistido nos últimos tempos, não deixando de escutar as declarações dos pilotos comerciais que enfrentam diáriamente as dificuldades nos aeroportos e podem esclarecer todas as dúvidas. Começar novo aeroporto nos arredores da cidade de S.Paulo, planejado para servir a população e muito longe dos interesses comerciais dos espertalhões de plantão.
Hélio  Vieira, Analista (SJCampos/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 10:05:37 PM

Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa. O laudo do IPT afirma que a adência da pista está acima dos valores recomendados internacionalmente, mesmo sem o grooving. Tá escrito isso no laudo. É só ler.
jose carlos  lima, blogueiro (goiânia/GO)
Enviado em 22/7/2007 às 9:59:43 PM

Na minha santa inocência achei que o IPT fosse sério, da mesma forma que é séria a Polícia Federal Republicana. Esqueci-me de que, por detrás do IPT, tem o Serra. Da mesma forma que FHC estava por trás da PF, há uns 10 anos atrás e, exatamente por isso, a PF só fazia o que FHC mandava.
jose carlos  lima, blogueiro (goiania/GO)
Enviado em 22/7/2007 às 9:58:00 PM

Pelo jeito, o IPT de hoje é a PF de amanhã caso o "presidente eleito" ( segundo PHA ) tome posse em 2010. E pelo que consta, o que Serra gosta mesmo, assim como gostava FHC, é não dar liberdade de atuação para órgãos de fiscalização, polícia, etc. Muito lamentável mesmo! Cadê a credibilidade dos órgãos de fiscalização paulistas? Falando nisso, cadê o resultado da apuração do desabamento do Metrô?
leomar da silva  guedes, serralhero (taubate/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 9:55:53 PM

Nós, brasileiros, ja conhecemos tantas historias como essa, que nós já podemos até prever o final, pois no final, o proprio povo sera contra a mudança do aeroporto, e quem pagara por isto é o proprio povo, assim como as enchentes que todos os anos matam em são paulo e o povo reclama mas na hora de cobrar o povo joga a culpa nele mesmo, nossos governantes peerderam a moral e junto com isso o amor pelo proximo ou seja pelo povo, e só nos resta agora é cobrar
Marco  Vitis, Professor (São Paulo/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 9:42:25 PM

Penso que estamos disvirtuando a discussão. Não se trata de "liberar Congonhas". O laudo do IPT afirma que a pista tinha coeficiente de atrito adequado para dar segurança. Mesmo sem as ranhuras. Está escrito no laudo:"... acima do recomendado...". Isto não significa autorização para funcionar, porque realmente extrapola a alçada do IPT. Mas é um parecer técnico que determina a decisão da autoridade. Ou o que está escrito no laudo não vale nada ?
Antonio Luiz  Teixeira, Geólogo (São Paulo/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 9:01:32 PM

Obviamente, o laudo não libera a pista e tampouco tinha este objetivo contratual. Para quem o leu está nítido. O que o laudo diz, com resultados preliminares ou parciais, é que o coeficiente de atrito da pista é adequado às normas internacionais e com vantagens sobre os limites estipulados. Mesmo sendo ele ainda parcial, neste quesito é irretorquível. Agora, se alguém ou algo jogou "graxa" (termo usado pelos especialistas da mídia e regurgitado por seus jornalistas) para que nela as aeronaves deslizassem exatamente três segundos antes da aterrissagem do 3054, o laudo é omisso. Três segundos antes porque vimos nas imagens que até este momento nenhum avião aquaplanou. O coeficiente de atrito é importante porque todos (da mídia é claro) diziam que a pista, por ter sido entregue antes de acabada foi entregue com baixíssimo coeficiente de atrito, principalmente sob lâmina d´água. O laudo mostra que isto não é verdade e as imagens mostram que ninguém escorregou até 3 segundos antes como o TAM 3054. Sobre a intervenção do Superintendente do IPT a respeito do laudo emitido por técnicos sob sua alçada, considero que segue na mesma linha: contribuir para a embananação. Lembra-me muito de quando Maluf enfiou goela abaixo do IPT a responsabilidade de pesquisar petróleo na Bacia do Paraná. Os seus técnicos eram contrários. A Superintendência, obviamente, favorável. O resultado já sabemos.
Álvaro  Vázquez, Engenheiro (Campinas/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 8:50:16 PM

Porque não aguardam encerrar a investigação antes de continuar escrevendo suposições? Alguem percebeu que um dos videos da Infraero, exibe uma pequena explosão no motor esquerdo da aeronave, quando esta atinge a parte final da pista? Alguem escutou as declarações de uma testemunha visual, que mora num predio próximo a Congonhas, que indicou esta explosão antes da aeronave sair do rota? Este testemunho foi transmitido uma única vez. Alguem questionou qual é a area de escape de Congonhas? Tem alguma? Nos portaviões existem sistemas de frenagem quando as aeronaves não conseguem frear. Quando isto não funciona, a aeronave cai no mar, simples assim, e o piloto pode ou não afundar junto. Qualquer aeroporto tem area de escape. O Portavião "CONGONHAS" nem sequer tem sistemas de frenagem de emergencia, ja que aeronaves comerciais não tem gancho para segurar. Só parem de elaborar teorías, aguardem a investigação.
Fernando  , Analista de Sistemas (São Paulo/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 8:39:02 PM

Nós não precisamos de explicações de burocratas. Graças à internet, temos acesso direto às fontes. Leiam o laudo: http://download.uol.com.br/fernandorodrigues/laudo_ipt.pdf
Cid  Elias, hoteleiro (fortaleza/CE)
Enviado em 22/7/2007 às 8:38:52 PM

Sílvio Sales e turma de acusação: quem sabe os senhores se dignem a nos iluminar, sendo honestos ao ponto de demonstrar qual a tese defendida por vocês seria capaz de sustentar os absurdos que publicam nos comentários. Por gentileza, qual seria a tese de vossas excelências para o fato inquestionável de que, durante meses, dias e minutos antes da tragédia, aeronaves similares, maiores, menores, todas pousaram sem que tivesse havido qualquer porblema maior(digo "maior´´ porque as estatísticas de derrapagens de aviões em grandes aeroportos revelam que elas ocorrem diariamente, em todos os países, sabiam? Viram como pesquisar ajuda a não pagar mico?!), e por que pilotos oportunistas "esqueceram" de abrir o bico, para falar uma vírgula que fosse, alertando às, subitamente, más condições da pista. Deve ser uma tese e tanto, pela certeza que demonstram...queria ver. Se alguém explicar isto, eu agradeço:"“O Airbus A320 prefixo PR-MBK, que bateu em Congonhas matando 193 pessoas, estava proibido de pousar nos aeroportos Santos Dumont e de Vitória por causa do defeito no reverso (peça que inverte o sentido da propulsão das turbinas e ajuda a aeronave a frear) direito. Mecânicos revelaram ao JB que o último relatório MEL (minimum equipment list, ou lista mínima de equipamentos) do avião não recomendava a aterrisagem nas duas pistas por elas serem curtas." Kayo Iglesias/JORNAL DO BRASIL
jose antonio pereira da silva  pereira, comerciante (lins/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 8:33:56 PM

( o erro e do governo lula sim )o governo de presidente lula parece nao estar no brasil , se omite das suas obrigacoes assim como da sua culpa , que e explicita , com seus assessores incopetentes e vulgares que mais parece fantoche . procurando sempre alguem para colocar a culpa dos seus erros e fazendo chacota com os verdadeiros brasileiros.
Gilberto Clementino dos Santos  dos Santos, Servidor Público Federal (Vila Velha/ES)
Enviado em 22/7/2007 às 8:26:11 PM

A manifestação do diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan, detalhado e-mail sobre a perícia na pista principal do aeroporto de Congonhas e o que se divulgou a respeito, revelam que temos Institutos sérios e pessoas que trabalham embasadas em grau elevado de profissionalismo. As questões brasileiras nessa área sensível, devem ser tratadas com conhecimento, habilidade e atitude, nunca com amadorismo e populismo. Os investimentos na rede de transporte aéreo do país são urgentes e não podem esperar. Como capixaba, olho para as obras paralisadas do futuro aeroporto de nossa capital, num Estado estratégico para as exportações brasileiras e me pergunto: será que nossos gestores sabem o que significa estratégia e logística. O acidente em Congonhas é mais uma chance para que possam se redimir, repensar ações e, mesmo diante de quadro tão dolorido, tirar lições e trabalhar pelo engrandecimento do Brasil.
Maurílio  Ferreira, Professor (Bicas/MG)
Enviado em 22/7/2007 às 8:21:22 PM

Pelo que me consta são em média 44 pousos e decolagens por hora no aeroporto de Congonhas. Assim sendo, por que outros aviões não sofreram acidentes naquela mesmo hora já que querem e insistem tanto em colocar a culpa na pista? foi nessa mesma pista que aquela aeronave tentou pousar com uma velocidade 4x maior que a normal. Por que querem insistir na questão da pista? Por que outros aviões não sofreram acidentes?
Gustavo  Morais, Serv. Público (Barreiras/BA)
Enviado em 22/7/2007 às 7:54:10 PM

O Sr. Marco da Costa, dentre outros impropérios direcionados ao Sr. Lula, assevera que o nosso país é manco intelectualmente e culturalmente. Entretanto, diz que o Presidente não possui "prevê" (???) para pilotar o Brasil. De certa forma, parece ter razão... Certas pessoas parece não possuírem qualificação (brevê, no sentido figurativo) para alçar vôo em comentários e manifestações, sob o risco de provocar um acidente. Tal fato só faz reforçar o despreparo e o açodamento daqueles que se prendem à critica impensada e ao negativismo gratuito e inconseqüente. À propósito, pelas circunstâncias, não custa advertir que não se escreve Lulla, e sim Lula. Deve-se acrescentar que Lula (L-U-L-A), mesmo que alguns não queiram, encontra-se legitimado pela maciça e inquestionável vontade popular emanada das urnas, tendo o seu “brevê presidencial” sido conferido em 2002, renovado em 2006 e com validade até 2010.
Carlos Smith  Oliveira, analista de sistemas (Sorocaba/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 7:47:14 PM

Não votei em Lula. Mas como piloto amador acho que a cobertura feita pela mídia é, no mínimo, precipitada. Tem gente falando em "assassinato", culpando o Governo Federal sem que sequer a investigação tenha iniciado. Avião não cai. Derrubam. E podem ser inúmeros fatores, incluindo (ou excluindo) a pista. A análise das caixas-pretas será importante. Mas o que não pode é a imprensa tomar partido do jeito que está fazendo. Acho que estão trocando jornalismo por política, parcial e tendenciosa. Coisa feia.
Adriano  De Bortoli, advogado e professor universitário (Florianópolis/SC)
Enviado em 22/7/2007 às 7:28:57 PM

Os trechos revelados pelo jornalista não são considerados como falsos pelo IPT. O que se pode observar é que não há nenhuma restrição para a utilização da pista. Em nenhum momento o IPT afirma tecnicamente que a pista não atende aos padrões técnicos exigidos. É certo que a liberação da pista depende única e exclusivamente da autoridade pública competente para fazê-lo que, no caso, é a INFRAERO. Resta saber se o IPT nega o seu próprio laudo ou não. O resto é firula.
luiz  gor, administrador (sao paulo/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 7:23:00 PM

esse ipt como todos os orgão do estado estão ai para uma coisa apenas:ajudar o mentiroso chegar a presidente.portanto o estado de sp hoje não tem credibilidade pois tem um desgoverno.
Mônica  Cabral de Freitas, advogada (São Paulo/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 7:12:08 PM

Os Comandantes das aeronaves que utilizaram a pista em Congonhas no dia do acidente podem informar se a pista estava apta a ser utilizada para pousos e decolagens. As acusações desferidas aos profissionais que estão árduamente trabalhando nas buscas dos "restos mortais" e no reconhecimento destes, explicítamente caracteriza desvio do foco... Parabenizo TODOS os heróis que fizeram e fazem parte deste resgate . Estes sim deveriam ser condecorados não os farsantes que vimos nos telejornais !
carlos  alberto, contador (salvador/BA)
Enviado em 22/7/2007 às 6:59:52 PM

Walter Falceta Jr. ficou indignado com a colega Eliane Cantanhêde, da Folha, o jornal que descobriu ontem a existência do filho de Fernando Henrique Cardoso, com apenas 15 anos de atraso: "Cara Eliane Cantanhêde, Sou jornalista. Já trabalhei em Veja, Estadão, O Globo e um monte de outros jornais e revistas. Como editor, já topei com muita bobagem e muita mentira. No entanto, poucas vezes li algo tão oportunista quanto seu texto sobre o acidente com o avião da TAM. Constitui-se, sobretudo, em DESRESPEITO às vítimas e suas famílias. Um exemplo espetacular de falta de sensibilidade. A senhora não é expert em aviação, e mesmo que fosse não poderia, neste momento, emitir parecer sobre as causas das tragédia em São Paulo. Sem ciência e consciência, seu artigo mistura fatos desconexos para dar fôlego à permanente propaganda de desconstrução da imagem do Governo Federal. Se não é pitonisa e se não tem o dom da onisciência, a senhora não sabe se houve erro do piloto, se houve falha mecânica nem se esses e outros fatores se combinaram para provocar o acidente. Esse terrorismo do "quando vai ser o próximo?" é próprio de uma imprensa pusilânime e irresponsável. A conversão da dor em combustível da propaganda política dá engulhos a qualquer leitor de bem. Neste caso, mais do que o modus leviano de escriba de aluguel, é teu aquele do abutre politiqueiro.
carlos  alberto, contador (salvador/BA)
Enviado em 22/7/2007 às 6:52:44 PM

Como são engraçados esses caras, emitem um laudo, se parcial ou não, que diferença faz?????emitiram um laudo onde afirmam que a pista está assim e assado e depois vêm a público dizer que o laudo não diz o que escreveram, ressalta-se que modificaram a versão depois que o governador de São Paulo "GRILO FALANTE" pós cratera, exigiu!!!!! isso chama-se falta de vergonha na cara, por qualquer migalha politica se prostituem na primeira esquina.
Edivelton  Tadeu Mendes, Engenheiro e Professor (São Paulo/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 6:49:50 PM

Caso desejem isenção, em especial o PT e Governo Lula, contrate o IME - Instituto Militar de Engenharia, orgão de ensino do Exército, o qual possui corpo técnico, à análise do que se faz preciso e necessário no momento.
Lasmar  Célio J., Empresário (São Paulo/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 6:48:36 PM

O PROBLEMA COM A MÍDIA NACIONAL É A FALTA DE REGULAMENTAÇÃO DA LIBERDADE DE IMPRENSA. OU SEJA A MIDIA NACIONAL MISTURA LIBERDADE DE IMPRENSA COM LIBERTINAGEM DE INPRENSA, MUDA E INVERTE A REALIDADE DOS FATOS A SEU BEL SABOR E INTERESSES - INTERESSES ESSES ÀS VEZES POLÍTICOS, ÀS VEZES DE VENDA DE JORNAIS POR CRIAÇÃO DE MANCHETES QUE NADA TÊM A VER COM A VERDADE DOS FATOS, E INÚMERAS PATIFARIAS MAIS - ORA PRECISAMOS QUE A IMPRENSA GOZE DE LIBERDADE TOTAL, MAS LIBERDADE TOTAL DE IMPRENSA NÃO PODE SER CONFUNDIDA NA PRATICA COM IRRESPONSABILIDADE TOTAL DE IMPRENSA. ACREDITO QUE SÃO NECESSÁRIAS LEIS MAIS SEVERAS PARA PUNIR FALAS NOTÍCIAS, FALSAS ACUSAÇÕES, PROPAGANDA ENGANOSA, E MUITAS OUTRAS ATITUDES QUE OS ÓRGÃOS DE IMPRENSA NACIONAIS COSTUMAM PRATICAR SEM NENHUMA RESPONSABILIDADE COM OS FATOS. PORTANTO DEVIDO A ISSO NESTE CASO É NECESSÁRIO QUE O IPT VENHA A PÚBLICO FAZER UMA CORREÇÃO DE FATOS QUE NÃO NECESSITARIA SE A LEI FOSSE MAIS DURA NO CASO DE FALSAS AFIRMAÇÕES POR PARTE DA MÍDIA EM GERAL. ALIÁS MÍDIA NACIONAL ESTA TENDENCIOSA E DE BAIXISSIMA QUALIDADE. É PRECISO QUE O CONGRESSO NACIONAL REGULE MELHOR AS CONCESSÕES DE TELES NO QUE TANGE AO RESPEITO AO LEITOR E À SOCIEDADE COMO UM TODO POR PARTE DESSE PESSOAL .
ronaldo  prado, empresario (vitoria da conquista/BA)
Enviado em 22/7/2007 às 6:40:11 PM

Neste momento , fico a pensar que se não fosse a INTERNET, o Lula já teria caído , pois o que a mídia vem fazendo com o mesmo é perseguição . Já estou a imaginar o que a GLOBO vai fazer hoje no Fantástico e amanhã nos seus telejornais . Eu e mais as pessoas que converso sobre o acidente sabemos que aquela aeronave não estava na sua velocidade normal e que se tivesse que acontecer um acidente por causa da pista , os outros aviões que pousaram antes , principalmente o que pousara a apenas 2 minutos também teria se envolvido em acidente. Mas aqui vai meu recado para esta grande mídia: Nós estamos de olho em vocês e se o Lula tiver de sair , nós o tiramos no voto , não vai ser por pressão da mídia.
Silvio  Sales, projetista (São Paulo/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 6:39:30 PM

Neste país onde não acredito mais em politica, loteria e futebol, como poderei acreditar em tantas desculpas das mais variadas, vindas de todos os envolvidos, comentando sobre laudos, construção da pista, liberação, ranhuras, etc, quando seria muito mais simples apenas entrevistarem e levarem em consideração as palavras dos heróis pilotos dessas aeronaves que que sempre estão sendo atualizadas em tecnologia e capacidade de carga, porém, em nenhum aeroporto houve a preocupação em dexar espaço para ampliação de pista no sentido longitudinal, devido a esses fatores. Insisto em dizer que a palavra dos pilotos sobre condições de pistas tem maior valor sobre qualquer resultado pericial, pois nenhum perito, ou autoridades, estas mais preocupadas em divisão de propina e cargos, tentaram operar uma aeronave de 70 toneladas em pista molhada, tendo em sua responsabilidade direta, 190 vidas humanas. Infelizmente neste país, a palavra de quem exerce diretamente uma profissão, não é levada em consideração, pois mesmo que esteja errada, a palavra de valor é de seus superiores, e assim tem que se fazer coisas erradas somente para obedecer ordens. Mas cada povo tem os superiores que merecem. Dizem que somos os povo mais maravilhoso do mundo, mas isso que dizer que não damos trabalho a toda essa corrupção escancarada. E ainda votamos. Chega povo idiota.
Cid  Elias, Hoteleiro (fortaleza/CE)
Enviado em 22/7/2007 às 6:38:55 PM

Me decepcionei agora. Me decepcionei com a DEMORA que a imprensa golpista levou para estampar algo que tirasse o C do Serra da reta! Foram horas intermináveis de respingos na reputação ilibada deste que demonstrou todo seu amor ao BraZil na martelada lesa-pátria dada quando da ocasião que atuou como o grande leiloeiro na doação da Cia Vale do Rio Doce. Deste que no primeiro tiro disparado pela cria do psd, o PCC, tiros que numa noite deixaram sem pai 44 famílias de políciais do estado de SP, correu para junto dos seus, para Nova York, darling! Deste magnificamente maquiado a custa da sonegação sistemática da verdade, das NÃO-notíciais que revelariam os muitos crimes que participou, comprovados, tal com o escandaloso vídeo das ambulâncias, os vampiros, o caso Banestado / conta "tucano", denunciada pela PF. Enoja o desinteresse da "imprensa livre" por tudo que possa desnudar o futuro presidente. Eu tenho certeza que o diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan, NUNCA falou com Jose Serra. Tenho certeza também que esta "nota reveladora", a qual acusa a Infraero descaradamente, NÃO tem o dedo de Jose Serra. Do mesmo modo como tenho certeza absoluta que não se pratica jornalismo de esgoto no BraZil, ainda mais se formos nos referir ao imprensalão do estado sucateado pelos éticos praticantes do "choque de gestão".
Jose  de Almeida Bispo, Publicitario e radialista (Itabaiana/SE)
Enviado em 22/7/2007 às 6:09:22 PM

Tá danado! Acabou a República! Ao menos seus pilares, as intituições, "já era"! O IPT é um instituto sério; desde que um parecer seu não possa servir para deitar por terra o discurso da direita raivosa. A PF é séria, desde que pegue apenas sacoleiro na Ponte da Amizade. A Justiça... o STF é sério; desde que dê algum parecer que possa dar munição à direita raivosa. A Procuradoria da República é séria, desde que enquadre os "quarenta ladrões". Se pedir qualquer coisa contra os "Donos do Poder" (endinheirados e seus baba-ovo) aí tá mermada. Sobre o acidente da TAM, foi o Lula. Foi ele sim. Eu vi quando ele jogou mais de trinta tambores de sabão na pista e ainda atirou uma pedra na turbina direita do avião além de lhe fazer careta. Eu acho qu´ele não lembrou que lá dentro havia quase duzentas pessoas. Chamam o Ziraldo pra dar um jeito nesse Menino Maluquinho.
Raimundo  Carvalho, ``Aposentado`` (Belo Horizonte/MG)
Enviado em 22/7/2007 às 6:00:08 PM

Afora a atitude do Presidente, em aproveitando a posição de impotentes e indefesos dos aposentados e assina um aumento covarde de 3% para aqueles que ganham acima de um mínimo, que aliás nem o tal de FHC de aumento tão baixo, ele vem se saindo bem. Apesar, conforme afirmo acima dele querer colocar todos os brasileiros no fim de suas vidas, em situação de igualdade, ou seja, morrendo de fome com um salário mínimo. Estou falando de aposentados do setor privado INSS. São estes que deram suas vidas pelo país. É ISSO AÍ. DOA A QUEM DOER.
Ana  Faria, arquiteta (s/p/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 5:55:22 PM

Me parece que o sr PAULO HENRIQUE AMORIM,talvez se convença agora junto ao governo federal de que a pista ainda nao poderia ser usada!E QUE O GOVERNO FEDERAL TEM SIM,RESPONSABILIDADES!Ana
windsor  moraes, consultor (embu/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 5:53:53 PM

Lamentável a nossa miopia política, não se trata de defender o atual presidente, o partido "A" ou "B", com paixão ou fervor de fé cega. O fato é que morreram cidadãos brasileiros, duas centenas, no mínimo, destroçados, queimados e humilhados os seus. Quem teme responsabilidades não assume gerencias, não assume chefias, não aceita delegações, não se candidate a nada, mesmo que os idolatras de plantão não queiram, a culpa é do Exmo. presidente Lula também. È um governo contrário a privatização, e foras os aviões tudo mais é estatal, pistas, balcões, torres, radares e até os operadores do sistema são lamentávelmente, militares da aeronáutica, tudo ligado à casa civil, mesmo provada a falha humana ou de equipamento, será o co-autor o Exmo. presidente Lula atual gerente em exercício de tudo isso aí. Inclusive, pelos mortos nas estradas federais, pelo caos aereoterreoferreohiroportuário, vou deixar a educação a saúde e segurança para uma outra, a quem assume a gerência cabe conhecer prioridades e demandas do investimento do orçamento, primeiro pistas e segurança de vôou depois balcões e shoping´s ser o mandatário tem essa desagradável responsabilidade.
Lenio  Garcia, Engenheiro civil (Ribeirão Preto/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 5:43:16 PM

Se a pista estava em condições ou não, me parece não ser relevante. Aviões são peças mecânicas sujeitas a defeitos. Pistas também. Tudo isso é previsível e dimensionável e resolvidas através das áreas de escape, que não existem em Congonhas para o tipo de aeronave que se acidentou. Precisamos insistir em saber se os nossos aeroportos estão sendo dimensionados e projetados levando em conta apenas as questões técnicas ou se estas estão sendo restringidas por influências políticas sempre a serviço de interesses economicos. .
Ruy  Neto, Médico (Salvador/BA)
Enviado em 22/7/2007 às 5:40:18 PM

Come já estava previsto pelos profetas o IPT agora tenta se desdizer. Ou está querendo dizer: estava tudo certo embora possa estar errado!!!
Jorge de Jesus  Cardoso, Geógrafo - Professor (Osasco/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 5:34:26 PM

É inaceitável como a mídia interpreta pareceres técnicos com a maior simplicidade. Como se isso não bastasse, tentar envolver um dos mais sérios institutos de pesquisa deste país num esquema sensacionalista que transforma uma catástrofe em banalidade noticiária, que deve ter um fato novo a cada dia para fomentar o assunto. A mídia, ou parte dela, há muito no Brasil vem julgando, condenando e executando a pena, muitas vezes não dando a mínima chance de defesa àqueles que acusa (vide Escola de Base). No Brasil é plenamente plausível e lícito acusar que quer que seja, contudo, sempre lembrando que o ônus da prova cabe a quem acusa, sob pena de responder por calúnia e difamação. Fatos como o acidente recente que vitimou inúmeras pessoas deve ser alvo de uma investigação séria, que acredito esteja sendo feita, e essa deve ser ACOMPANHADA pela imprensa, a quem não cabe, e nunca coube, interpretar pareceres técnicos ou condenar qualquer segmento envolvido no caso, essa função cabe somente à JUSTIÇA.
Marco Leite  da Costa, T.P.A. (São Caetano do Sul/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 5:23:18 PM

O Lulla não estava pilotando a aeronave que se envolveu no maior acidente aéreo do país, mas vem pilotando o país sem ter tirado seu prevê de comandante de um país manco culturalmente e intelectualmente. O comandante mor não esta a altura de governar a quase nação brasileira, abriu às pernas para os meios de comunicação no que tange a Classificação Indicativa, bem como não teve coragem de peitar os interesses das empresas aéreas, quando seus subordinados mais do que de presa autorizaram o uso da pista inacabada do aeroporto de Congonhas, pista esta que contribui para que o avião se precipitasse morro abaixo, ceifando dezenas de vidas indefesas, que viajavam pêlo céu de brigadeiro incompetente. Uns poucos defensores do inapto presidente, ou não enxergam pôr imposição da natureza, ou pôr cegueira imposta pela falta de analisar tal fato com a razão. Procurem deixar a emoção para às crianças, às quais são felizes em função de suas fantasias infantis.
Vivian  Stipp, autônoma (São Paulo/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 5:13:47 PM

Deixa eu ver se eu entendi o resultado do laudo do IPT: nem sim, nem não, muito pelo contrário. Quer dizer, a pista estava em boas condições técnicas , mas isso não quer dizer o que parece. Na verdade, pode ser o contrário! O mais interessante é a afirmação que não há ingerência políticia, quando oSerra e pessoa "contesta" a informação. Que é que ele tem a ver com isso? É técnco do IPT também? falando nisso, cadê a resposta das causas do desabamento do Metro? Quem é o culpado? Provavelmente o Lula, né?
iza  souza, tec informática (nepomuceno/MG)
Enviado em 22/7/2007 às 5:11:16 PM

Danou-se! Tomou uma reprimenda do Serra e deu pra trás!
José  Maia, Autônomo (SP/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 5:05:55 PM

A grande mídia brasileira não consegue enxergar seu próprio suicídio de credibilidade. Há um pacto visivel. A oposição não diz nada. A mídia aceitou o trabalho sujo. Em troca a oposição não fala e nem apoia qualquer ação em relação a desconcentração mídia, vergonhosa e antidemocrática. O furor da mídia não é investigativo, é partidário. É só comparar com a leveza do caso da cratera. Com a leveza para com as cpis de sp. O brasil cresce, a economia cresce, e a venda de jornais não cresce! Está todo mundo vendo. A perseguição implacável ao governo do metalúrgico, aliás, não só ao governo, mas ao metalúrgico, é algo jamais imaginado. A manipulação partidária de todos os fatos em prol de uma oposição que não oferece uma única solução, pelos 5 irmãos de causa, globo pai, globo filha, estadão, folha e veja, é de fato odiosa. Chegamos agora a fase do desespero: a grande mídia e seus "grandes jornalistas e editores" não dão mais voz a oposição na esperança de que as pessoas não entendam o que está acontecendo. Mas acredite: está todo mundo vendo o que está acontecendo! A nossa mídia deseduca! Como um jovem de 18 anos hoje pode entender o que foi a ditadura e a censura, se toda a mídia resolve chamar de censura a classificação prévia de programas, uma coisa que existe em todas as grandes democracias? Ele olha e diz: é isso a censura de que vocês falam com tanto horror?
Jose Manuel  Silva, Jornalista (S/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 4:47:10 PM

Nao ha duvida de que se desse, a midia colocaria o Lula sentado e pilotando o aviao. O ponto eh que atualmente o maior problema do Brasil eh aeroporto e falta de avioes. Acho que os outros problemas devem ser o abastecimento de caviar, vinho e claro, plumas de tucano (se nao tem plumas usem as penas mesmo). Nao ha mais nada o que discutir nessa terra, pois ja nao temos mais probelmas de educacao, saude, fome...entao vamos pegar qquer coisa e ver se cola no Lula, para que esteja completamente impotente para indicar o proximo presidente. Que imprensa pobre!!! Ainda nao percebeu que estamos no seculo 21 e que agora nao dá só para criticar. Tem que saber que vem chumbo do outro lado ttbem.
JOSÉ VEIGA  OLYMPIO, ENGENHEIRO (PENÁPOLIS/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 4:44:54 PM

É O FIM DA PICADA. PENSEI QUE LAUDO NÃO PUDESSE SER MANIPULADO. DEPOIS DE DIVULGAR QUE A PISTA NADA TINHA A VER COM O ACIDENTE O PRESIDENTE DO IPT VEM COM UM MONTE DE BLA´, BLÁ, BLÁ. ORA BOLAS, QUEM VOCÊS PENSAM DOS BRASILEIROS. NÃO SOMOS BURROS. CHEGA DE TRATAR ASSUNTO SÉRIO POLITICAMENTE. RESPEITEM NOSSA INTELIGÊNCIA. JÁ FIZ MILHARES DE LAUDOS, COM MEUS 75 ANOS E NUNCA ACEIREI INTERFERÊNCIAS ESPÚRIAS.
oswaldo marinelli filho  marinelli, consultor (MOGI GUACU/SP)
Enviado em 22/7/2007 às 4:37:23 PM

Pelo andar da carrugem vai morrer muito mais gente. A crise de autoridade vivida nesse Pais representa o total despreparo das autoridades, profissionais sob intensa pressao, falta de patriotismo, e o principal falta de Deus. Essas mortes vao ficar na conciencia de cada uma dessas autoridades irresponsaveis. E tenham certeza aos familiares das vitimas esse preco vai ser cobrado por Deus. Me solidarizo com familiares com coracao apertado e triste amargurado apesar de nao conhece-los. Que o Criador de forcas para suportarem tanta embromacao e despreparo e falta de respeito com vidas humanas. Lulla leve esse indice na sua conciencia nunca nesse pais morreram tantos em tao pouco tempo por falta de gestao Federal, capacidade tecno administrativa e condecore tambem o Marcola, Fernandinho Beira Mar...etc E divida a culpa com seu protegido Vadir Pires que o inferno lhe espera...E o dono dele nao tem nenhuma pressa.
janes  pretto, esteticista (canoas rs br/RS)
Enviado em 22/7/2007 às 4:23:20 PM

Interessante como são as ïnvestigações da midia.No que diz o governo de SP não há necessidade de verificar se é verdadeiro?Agora me parece que nem que seja falso, vocês da mídia avalizarão como verdadeiro.Então sr., desculpa, mas não dá mais paa acreditar. Nós, se quizermos informação, coisa esquecida por vocês, teremos que procurar e muito.Eu nunca tinha presenciado uma oposição a um governo federal com apoio da midia, só o contrário.Para mim é inédito esse momento.E monstruoso, covarde.O dinheiro pode tudo, o povo nada.
Dante  Caleffi, publicitário (Rio de Janeiro/RJ)
Enviado em 22/7/2007 às 4:13:14 PM

Laudo favorável emitido pelo IPT,ou desfavorável, ou ainda "neutro", segundo seu vice-presidente, não exclui nem exime, o verdadeiro responsável:presidente Luís Inácio Lula da Silva.Assim, a imprensa golpista o quer , e vai continuar tentando.Mesmo que para tanto, tenha que postar câmeras, microfones, grampos, para captar as intimidades dos membros do governo.O PAN, só não desapareceu totalmente das páginas da imprensa,porque o investimento dos órgãos envolvidos é bastante elevado.Embora a torcida contra ,por parte da imprensa paulista fosse descarada.Contudo , conseguiram emplacar a "crise aérea" e o oportuno acidente, como ofuscador do evento , e reiniciar com recrudecência ação pró terceiro turno ou "impeachement´. As "quatro famílias", estão excitadas como nunca!
Compartilhe este texto
Blig Blig BlinkList BlinkList BlogBlogs BlogBlogs BlogLines BlogLines Delicious del.icio.us
Digg Digg Furl Furl Google Bookmarks Google Bookmarks Linkk Linkk Magnolia ma.gnolia
netscape Netscape netvibes Netvibes newsvine Newsvine reddit reddit Stumble Upon Stumble Upon
Technorati Technorati Twitter Twitter Windows Vista Windows Vista Yahoo! MyWeb Yahoo! MyWeb Facebook
Luiz Weis
Jornalista, pós-graduado em Ciências Sociais 
pela USP, onde lecionou Sociologia da Comunicação. Escreve no Observatório da Imprensa e no jornal "O Estado de S.Paulo". Entre outras atividades, foi redator-chefe das revistas "Superinteressante" e "IstoÉ", editor-assistente da "Veja", editor político e apresentador do programa "Perspectiva" da TV Cultura, editor nacional da "Visão" e editor de assuntos especiais da "Realidade". É autor, com Maria Hermínia Tavares de Almeida, de "Carro-zero e pau-de-arara: o cotidiano da oposição de classe média ao regime militar, in "História da Vida Privada no Brasil", Lilia Moritz Schwarcz (org.), 1998, e do perfil político de Vladimir Herzog (sem título), in "Vlado — Retrato da morte de um homem e de uma época, Paulo Markun (org.), 1985. Recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo Científico, em 1990.


Arquivo

Navegue pelos meses usando
também as setinhas azuis.
Você encontra uma descrição do conteúdo dos tópicos, dia a dia.
   2009 
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22
232425262728
2930

Últimos posts
Aos leitores
Uma pauta para mudar o Rio
O Estadão e os aloprados
Bateu - e culpou a imprensa
Um "problemão" em Honduras